contato@amaralmonteiro.com.br
12 3207 3918

Blog

ciberseguranca importancia empresa

Cibersegurança: o que é e qual a sua importância para a empresa



Com os avanços tecnológicos, o armazenamento de dados em softwares e em serviços de nuvem cresce significativamente, sobretudo no meio empresarial. Apesar das inúmeras vantagens propiciadas por tais recursos, as informações armazenadas ficam suscetíveis aos ataques cibernéticos. Nesse cenário, torna-se indispensável investir em cibersegurança.

A cibersegurança pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos utilizados para proteger as informações armazenadas em máquinas, softwares e nuvens, a fim de que elas não sejam acessadas e manipuladas por pessoas não autorizadas.

Mas qual a importância de as empresas investirem em segurança da informação digital? Quais medidas podem ser adotadas para proteger as informações contidas na nuvem e nos softwares? Confira tudo sobre o assunto neste post!

Por que as empresas devem investir em cibersegurança?

O acesso a informações sigilosas de uma empresa por pessoas não autorizadas e/ou mal-intencionadas pode afetar significativamente a imagem do empreendimento no mercado, bem como o patrimônio financeiro e intelectual da instituição. Afinal, além de dados dos clientes, os projetos da empresa podem ser divulgados indevidamente, inclusive para a concorrência.

Nesse cenário, é indispensável investir na proteção dos dados armazenadas em meio digital, principalmente para mantê-los protegidos contra cyberattack (ciberataques) e garantir:

  • o sigilo das informações — apenas pessoas autorizadas poderão acessá-las;
  • a integridade das informações — elas não serão alteradas, tampouco apagadas indevidamente por terceiros;
  • a disponibilidade dos dados — os usuários autorizados terão acesso garantido à informação, sempre que precisarem.

Agora que você já conhece os pilares da cibersegurança, continue a leitura e conheça algumas soluções para proteger as informações de sua empresa!

Quais medidas podem ser adotadas para proteger os dados digitais?

Diante das inúmeras ameaças virtuais, as empresas de tecnologia desenvolveram ferramentas para garantir a segurança das informações armazenadas em meio digital. Desse modo, o que não falta são recursos para proteger o seu negócio. Conheça alguns deles!

Controle de acessos

Para garantir o sigilo, integridade e disponibilidade da informação, é imprescindível que a empresa controle quais funcionários terão acesso a determinados dados. Gerenciar o tráfego de informações na rede, bem como a utilização de arquivos e sistemas por cada colaborador é fundamental para se manter protegido contra vírus e hackers.

Criptografia

Por meio da criptografia, com a utilização da matemática, ou melhor, de algoritmos, as informações do usuário são codificadas, ou seja, elas têm seu formato original alterado. Para se tornarem passíveis de leitura, os dados precisam ser decodificados, o que só pode ser feito mediante a utilização de uma chave de decriptografia específica. Em razão disso, apenas pessoas autorizadas conseguem acessar e ler as informações.

Objetivos e metas de segurança

Para implementar políticas efetivas de cibersegurança, as empresas precisam delimitar quais são suas metas e objetivos. Afinal, é isso que direcionará a tomada de decisões e a escolha das medidas que serão implementadas para garantir a sigilosidade, integridade e disponibilidade da informação armazenada em meio digital.

Atualizações de softwares e backups

Com o passar do tempo, as medidas de segurança dos softwares são aprimoradas. Por isso, mantê-los atualizados é uma boa forma de aumentar a segurança dos dados armazenados.

Fazer backups (cópias de segurança) também é uma ótima medida de proteção. Afinal, caso a empresa seja alvo de algum ataque cibernético e tenha suas informações modificadas ou apagadas, ela não terá prejuízo, uma vez que existirá uma cópia de todas as informações em um local seguro.

Como você pôde perceber, a proteção dos dados armazenados em meio digital é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Nesse cenário, é extremamente importante investir em cibersegurança. Afinal, os ciberataques têm se tornado cada vez mais recorrentes e podem colocar em risco a imagem e o patrimônio da instituição.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de assuntos relacionados? Siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Powered by Rock Convert
× WhatsApp